O velho Marx

Uma biografia de seus últimos anos (1881–1883)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
São Paulo: Boitempo
2018
160 pages

O livro apresenta uma análise perspicaz dos anos finais e ainda pouco explorados da vida de Karl Marx. Combinando rigorosa abordagem acadêmica com uma escrita acessível, Marcello Musto derruba a lenda de que a partir de meados de 1870, devido a problemas de saúde e dificuldades pessoais, o filósofo alemão teria suspendido quase inteiramente sua pesquisa. Ao contrário, ele não só deu continuidade a seu trabalho, mas estendeu-o a novas disciplinas e a outras áreas do planeta.

A partir do estudo de manuscritos que vieram a público recentemente e ainda não foram traduzidos do alemão nem publicados em livro, Musto demonstra que Marx passa a se interessar por antropologia, pelas sociedades não ocidentais e pela crítica ao colonialismo europeu. Por trás disso, não havia, como se tem dito, mera curiosidade intelectual, mas o propósito teórico-político de alargar e refinar a compreensão do capitalismo.

Além de desconstruir a imagem de um Marx eurocêntrico, economicista e exclusivamente absorvido pelo tema da luta de classes, esta biografia intelectual, com base nas de outros membros da família, oferece um retrato mais amplo e humano do autor em sua fase final. Permite ainda uma reavaliação inovadora de algumas de suas ideias-chave.

Endorsements

“Todos nós estamos rediscutindo Marx. Dentre a vasta literatura existente, o novo trabalho de Marcello Musto se destaca como uma cuidadosa análise contextual dos últimos escritos e contributos de Marx para a nossa compreensão do mundo – ontem, hoje e amanhã. 'O velho Marx' é uma obra excepcional e essencial para todos nós".
– Immanuel Wallerstein
"Marcello Musto, neste formidável livro, é o primeiro a analisar com profundidade o “último Marx” (1881-1883), descobrindo as fascinantes pistas que abriu, nesses derradeiros anos, o grande adversário do capitalismo".
– Michael Löwy

Table of contents

Prefácio 9
Nota do Autor 13
Prelúdio – “A Luta!” 15

I. O fardo da existência e os novos horizontes de pesquisa 19
1. O gabinete da Maitland Park Road 19
2. Entre a antropologia e a matemática 30
3. Cidadão do mundo 44

II. A controvérsia sobre o desenvolvimento do capitalismo na Rússia 59
1. A questão do futuro da comuna agrícola 59
2. Capitalismo: pressuposto necessário da sociedade comunista? 62
3. O outro caminho possível 71

III. Os tormentos do “Velho Nick” 85
1. A primeira difusão de O Capital na Europa 85
2. O carrossel da vida 96
3. A morte de Jenny von Westphalen e o retorno ao estudo da história 101

IV. A última viagem do Mouro 111
1. Argel e as reflexões sobre o mundo árabe 111
2. Um republicano no principado 119
3. “Tudo o que sei é que não sou marxista” 126

Epílogo – Saída de cena 133
Apêndice – Pelo pão e pelas rosas 137
Breve Cronologia (1881-1883) 143

Bibliografia 147
Índice Onomástico 155

Excerpts

Reviews