Created: Sunday, 10 May 2020 12:40 | Rate this article
( 0 Votes ) 
| Category: Books

Os último anos de Marx. Uma biografia intelectual, Lisbon: Parsifal, (207 pages).

italy flag   Tamil Nadu flag   brazil flag   korea flag   Germany Flag   japan2   flag egypt  farsi flag mexico flag  united states flag

BUY THE BOOK 

Nos últimos anos de vida, Marx alargou a sua pesquisa a novas direcções. Debruçou-se sobre descobertas antropológicas recentes, analisou diferentes modos de propriedade de bens em sociedades pré-capitalistas, apoiou o movimento populista na Rússia e criticou a opressão colonial na Índia, Irlanda, Argélia e Egipto. Entre 1881 e 1883, viajou também, pela primeira e única vez, para fora da Europa.

Concentrando-se no labor dos seus últimos anos, este livro analisa as duas principais distorções ao seu trabalho: por um lado, que Marx deixara de escrever no final da sua vida; por outro, que era um pensador eurocêntrico e económico, concentrado apenas no conflito entre classes.

Marcello Musto defende uma nova relevância do trabalho tardio de Marx. Neste livro, o leitor é convidado a reconsiderar a crítica deste filósofo ao colonialismo europeu, as suas ideias sobre sociedades não ocidentais e as suas teorias sobre a possibilidade de revolução em países não capitalistas. Dos últimos manuscritos, cadernos e correspondência de Marx, surge um autor que se diferencia marcadamente da forma como tinha vindo a ser representado pelos seus seguidores e críticos contemporâneos.

Os Últimos Anos de Marx – Uma Biografia Intelectual vem preencher um vazio no conhecimento da vida e da obra de um dos mais influentes pensadores contemporâneos, não deixando de incentivar, em paralelo, uma reavaliação das suas ideias.

...

ENDORSEMENTS

"Marcello Musto, neste formidável livro, é o primeiro a analisar com profundidade o “último Marx”, descobrindo as fascinantes pistas que abriu, nesses derradeiros anos, o grande adversário do capitalismo."

Michael Löwy

 

"Todos nós estamos a rediscutir Marx. Dentre a vasta literatura existente, o novo trabalho de Marcello Musto destaca-se como uma cuidadosa análise contextual dos últimos escritos e contributos de Marx para a nossa compreensão do mundo – ontem, hoje e amanhã. Os Últimos Anos de Marx – Uma Biografia Intelectual é uma obra excepcional e essencial para todos nós."

Immanuel Wallerstein

 

"Este livro é um contributo de peso para o estudo de Marx e do pensamento revolucionário. Impecavelmente escrito, construído através de uma análise competente de milhares de páginas do trabalho não publicado de Marx, é uma dádiva para muitos que ainda olham para Marx como uma fonte de inspiração política."

Silvia Federici

 

"O trabalho de Marcello Musto é fundamental para a análise da vida e do pensamento de Marx. (...) Neste livro, leva-nos pela mão, convidando-nos a descobrir um novo Marx."

Antonio Negri

...

REVIEWS

Sapo Mag, 20/06/2020.

Expresso, by Valedmar Cruz, 27/06/2020.