Trabalhadores, uni-vos!

Antologia política da I Internacional
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
São Paulo: Boitempo
2014
334 pages

A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) se tornou símbolo da luta de classes e influenciou as ideias de milhões de trabalhadores ao redor do planeta. O aniversário de 150 de sua fundação, em 1864, oferece uma importante oportunidade de reler suas resoluções e aprender com as experiências de seus protagonistas, para repensar os problemas do presente.

Com textos inéditos, cuidadosamente selecionados e traduzidos, este volume configura um arquivo de valor inestimável para a história e a teoria do movimento dos trabalhadores, bem como para a crítica do capitalismo. O livro conta ainda com uma extensa introdução crítica de Marcello Musto, apresentando e contextualizando as diverentes vertentes e resoluções em jogo.

Endorsements

"Trabalhadores, uni-vos! talvez contenha a lição mais importante para nossa época. Neste livro, a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores recebe, por ocasião de seu 150º aniversário, uma saudação à altura de um dos maiores, ainda que nem tão conhecido, feitos da humanidade. Uma coletânea extraordinária, muitas vezes surpreendente, jamais tediosa, e repleta de insights e discussões, em grande parte – infelizmente – ainda relevantes. ALTAMENTE RECOMENDÁVEL para todos aqueles que mantêm a mente jovem o suficiente para aprender algo verdadeiramente novo com o que parece velho e ultrapassado".
– Bertell Ollman
"O conhecimento da história e da experiência da Internacional, tão bem apropriado por Marcello Musto nesta obra, é absolutamente indispensável para todos os que, diante da barbárie capitalista contemporânea, querem travar a luta – democrática, unitária e sem fronteiras – por um mundo livre da exploração, da opressão e da alienação".
– José Paulo Netto
"Esta formidável coleção de documentos, publicada por ocasião do 150º aniversário de fundação da Primeira Internacional, é importantíssima para nós não só pela riqueza do material reunido, mas pela lição que ela nos dá: uma Associação Internacional de Trabalhadores unitária, plural, combativa, aglutinando partidários de Marx, Proudhon, Blanqui, Bakunin, comunistas, socialistas e anarquistas, que, apesar de suas divergências, souberam se unir em torno da primeira grande revolução proletária, a Comuna de Paris de 1871. A história não se repete, mas a AIT é um belo exemplo para os internacionalistas do século XXI!".
– Michael Löwy
"Trabalhadores, uni-vos! ajuda-nos na assimilação crítica da luta e dos saberes plurais que expressaram o amadurecimento da classe operária desde a época da Primeira Internacional. Eis aqui um livro que deve ser lido por todos os socialistas".
– Leandro Konder
"O que significa construir uma revolução? Naqueles dez anos em torno da Comuna de Paris, os comunistas responderam a essa pergunta propondo uma disutopia: não tentaram o impossível, mas mostraram ser possível realizá-lo. Com a fundação da Internacional, a classe operária reivindicou seu realismo político".
– Toni Negri

Table of contents

Prólogo 13
Introdução 19

A Associação Internacional dos Trabalhadores: mensagens, resoluções, intervenções, documentos 89

A mensagem inaugural 91
O programa político 101
Trabalho 113
Sindicatos e greves 137
Movimento e crédito cooperativo 165
Sobre a herança 179
A propriedade coletiva e o Estado 189
Educação 223
A Comuna de Paris 233
Internacionalismo e oposição à guerra 249
A questão irlandesa 271
Sobre os Estados Unidos 279
Organização política 289

O hino da Internacional 325

Bibliografia 327
Índice onomástico 331
Sobre o organizador 335

Excerpts

Reviews