Created: Saturday, 20 June 2020 14:02 | Rate this article
( 0 Votes ) 
| Category: Reviews

Review of Os último anos de Marx. Uma biografia intelectual, Sapo Mag, 20 June, 2020.

 

"Os Últimos Anos de Marx": livro de Marcello Musto editado em Portugal

A publicação em Portugal da obra "Os Últimos Anos de Marx", de Marcello Musto, com tradução de Rubens Enderie, foi anunciada na sexta-feira pela editora Parsifal.

"Este livro analisa as duas principais distorções feitas ao seu trabalho: por um lado, que Marx deixara de escrever no final da sua vida; por outro, que era um pensador eurocêntrico e económico, concentrado apenas no conflito entre classes", escreve a editora, destacando os "últimos manuscritos e correspondência de Marx, em que que se diferencia da forma como tinha vindo a ser representado pelos seguidores e críticos [seus] contemporâneos".
Nos últimos anos, Karl Marx (1818-1883) escreveu sobre as novas descobertas antropológicas, analisou diferentes modos de propriedade de bens em sociedades pré-capitalistas, apoiou o movimento populista na Rússia e criticou a opressão na Índia, Irlanda, Argélia e Egipto, recorda a editora.
O italiano Marcello Musto é professor de Teoria Sociológica na Universidade de York, em Toronto, autor ou coautor, editor e organizador de várias obras como "Another Marx: Early Manuscripts to the International", "Ripensare Marx e i marxismi", "Studi e Saggi" ou "Karl Marx. Biografia Intellettuale e Politica".