Karl Marx

Biografia intelectual e política (1857–1883)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Sāo Paulo: Expressão Popular
2023
392 pages

Após a queda do Muro de Berlim, muitos sustentaram ser Marx um autor acerca do qual tudo já fora dito. Este volume, de grande rigor científico e leitura aprazível, introduz ao público múltiplas temáticas que foram deixadas de lado pelos investigadores de Marx, apresentando a seus estudiosos um perfil original do autor, com nuances até aqui desconhecidas. Marcelo Musto mostra como Marx analisou acuradamente a sociedade extra europeia, nutriu um grande interesse pelas formas de propriedade coletiva não controladas pelo Estado e concluiu que a associação de trabalhadores, na sociedade comunista, não deveria limitar a liberdade dos indivíduos.

Muitos biógrafos separaram a narrativa da vida de Marx de suas elaborações teóricas. Os estudos acadêmicos a ele dedicados, por sua vez, frequentemente ignoraram os principais eventos de sua vida que, ao contrário, tiveram grande influência na realização de seus projetos. Além disso, a imensa quantidade de trabalho realizada por Marx após a publicação de O capital e as ideias inovadoras que dele derivaram não foram exploradas com a devida atenção. Com base nas novas publicações do MEGA2, Musto demonstra que, no período 1857-1883, Marx realizou a crítica da economia política com extraordinária intensidade e ampliou o escopo de suas pesquisas para novas disciplinas e áreas geográficas.

Ele estudou as formas de propriedade comum nas sociedades pré-capitalistas, empreendeu investigações de antropologia e ciências naturais, analisou o desenvolvimento do capitalismo nos Estados Unidos e interessou-se pelas transformações em curso na Rússia após a abolição da servidão. Ao mesmo tempo, manifestou a mais forte oposição ao colonialismo. Este livro documenta, de modo criterioso, que Marx não tratou apenas do conflito entre capital e trabalho e derruba o mito, em voga nos últimos anos, de um autor economicista e eurocêntrico.

Also available in:

Endorsements

"Nas análises de Musto, as ideias marxianas demonstram-se respostas teóricas necessárias para fundamentar a ação revolucionária. O leitor que tiver o privilégio de examinar este livro de Musto logo comprovará esta característica do seu procedimento analítico – ela é flagrante já na primeira parte desta obra e se reproduz claramente nas três partes seguintes. O pesquisador, que perscruta com rigor a textualidade marxiana, compreende-a na referência precisa e determinada à historicidade concreta com que Marx se confronta. Musto, felizmente, não se limita a uma “leitura imanente” para escamotear a história".
– José Paulo Netto

Table of contents

Nota editorial 7

Nota da tradução 11
Rita Coitinho

Ao leitor brasileiro 13
José Paulo Netto

Prefácio 15

A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA
A crise econômica e a expectativa da revolução 27
Observando as mudanças mundiais 63
O capital: a crítica inacabada 85

A MILITÂNCIA POLÍTICA
O nascimento da Associação Internacional dos Trabalhadores 127
A revolução nas ruas de Paris 155
O conflito com os anarquistas 179

AS PESQUISAS DA ÚLTIMA DÉCADA
Estudos teóricos e luta política 201
As vicissitudes do ‘Velho Nick’ 245

TEORIA POLÍTICA
A função dialética do capitalismo 269
O perfil da sociedade comunista 291

Notas 321
Referências 379

Excerpts

Reviews